segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Indignação



Eu não queria ter que usar esta palavra, mas correndo o risco de a plagiar do tão querido RAP, vai ter que ser. Reparem que até escolhi uma imagem toda Zen para ver se aligeira um pouco a minha questão. Um, dois, três, quatro... Já estou mais calma.

O motivo de tamanha indignação tem a ver com o novo álbum do artista Roberto Leal. Meu Deus, o que é aquilo?!... Acabei de ver a publicidade televisiva do mesmo. Ainda estou em estado de choque. Portanto, vamos lá ver se nos entendemos: o senhor vai agora cantar, com aquele seu sotaque meio coiso, música tradicional portuguesa. Eu sei que o estado da cultura nacional vai de mal a pior, mas nunca pensei que fosse legal fazer tal coisa!

A música tradicional portuguesa tem autênticas preciosidades. Não estou a utilizar qualquer ironia. Gosto imenso de música mirandesa e afins, quando interpretadas por pessoas da terra, conhecedoras das suas raízes, ou pelo menos, por intérpretes portugueses que falam com o nosso sotaque puro! Lembro-me do magnífico trabalho da Né Ladeiras. Falo da Né Ladeiras, pois uma das músicas do malfadado álbum já foi fantasticamente interpretado por ela e, vá, fica ligeiramente diferente...

Não tenho nada pessoal contra o senhor, nunca me fez mal, a não ser agora! A minha sensibilidade musical não me deixou calar nesta hora difícil. Deve trabalhar com excelentes músicos e isso tudo, mas aquele sotaquezinho não me convence!

3 comentários:

Anónimo disse...

Mas que é isto?referir o RAP num blog teu?Mas n tinhamos combinado que o RAP era meu, e o ZDQ teu?!Mas k cenas são estas agora, vamos lá ver, que desço ai abaixo e dou-te um enxerto de porrada!:)

Quanto ao senhor meio Tuga meio brasuca de cabelo pintado, qual sol de inverno, ninguém tem por ai umas mordaças livres?O senhor vai assasinar mais um par músicasss, onde é k isto acaba?!

Genetaska disse...

Deus me livre de algum dia defender o sr. Roberto Leal! Cruz credo! Mas defendo a liberdade artística. O facto é que o senhor tem raizes transmontanas. Não sei precisamente de onde mas que as tem, parece que sim. É natural que, quanto mais cota o homem fica, mais agarrado às suas raizes esteja. Não gosto do pouquíssimo que ouvi do seu último trabalho,confesso. Até porque sou, como sabes, admiradora do excelente trabalho da Né Ladeiras. O sr.Roberto se calhar já não encontra sentido em cantar mais nada, vai daí decidiu estragar algumas boas músicas tradicionais portuguesas. Tenho bom remédio. Não compro o álbum. Tal como não compro de uma quantidade de assassinos musicais bem portugueses, sem qualquer sotaque brasileiro. Mas honestamente, e volto a frizar (que como toda a gente sabe, é uma palavra que vem do latim "frize de groselha") que não pretendo defender o sr. Roberto Leal, acho mais legítimo que ele estrague umas quantas músicas da raiz dele do que ver, por exemplo, o Caetano Veloso a cantar o fado. Lembro, aliás, que se a minha memória não me falha, houve até uma polémica qualquer por causa de um comentário muito pouco simpático do sr. Caetano em relação ao povo português. O Roberto pelo menos tenta enaltecê-lo. Não consegue, mas tenta...
Não há agora o novo filme do Carlos Saura em que temos uma quantidade de artistas de outros géneros musicais a cantar o fado? Eh pá, tapemos os ouvidos e deixemos o sr. Roberto acreditar que a boa intenção que tinha resultou num bom trabalho...

Ana disse...

Vale da Porca, Macedo de Cavaleiros...
O sêo Leau é du vau da pórrca...
Eh pá, não me perguntes como sei isto... porque eu não te sei responder...
:D