segunda-feira, 12 de novembro de 2007

S's


Ontem estava eu toda entretida a ver um filme em que o protagonista era o digníssimo Sean Connery, quando a sua pronúncia escocesa começou a martelar-me no tambor do ouvido. Não digo que me estivesse a incomodar (cruz credo!, se algum dia isso acontecesse, não seria eu)! Só que estando eu onde estou, basicamente as pronúncias são assim... algo que me afecta. Daí andar tão atenta à forma como as pessoas falam.
Pois então que me debrucei sobre o seguinte tema: e se o senhor fosse português? Ou russo? É que tanto uma língua como outra são ricas em sons S! Não sei se alguém já tinha reparado nisso... Quando tive dois alunos russos, apercebi-me de que, quando falavam baixo, não conseguia perceber que língua falavam.
E então foi isto... hum... Ok. Queiram desculpar, mas os ares espanhóis já começam a afectar-me...

2 comentários:

Anónimo disse...

Ora aqui está um tema, que a mim me diz mto. Como sabem sou uma apaixonada por sotaques, pois vivo rodeada deles, ele é desde os sibilantes S's até aos fantásticos "êntas". Todos nós temos sotaques e devemos-nos orgulhar de os ter, ser como o Sr. Sean e falar com pronúncia, dá logo outro carisma!
E não te "alembras" qdo na Escócia uma simpática senhora nos veio perguntar de que país éramos?Pois a língua soava-lhes a russo, mas n tinhamos aspecto de russas :)

Anónimo disse...

Nuestros hermanos são efusivamente contagiantes e bastam dois para fazer a festa. Dois!... porque vê-se logo que estão lá.
Porque não contagiarmos da mesma forma?
Muda de país! Estás no país errado! Até nos sonhos!